Gestor e Avaliador Imobiliário
CRECI 11.018 – CNAI 2.172
A principal diferença entre um corretor de imóveis e uma imobiliária é a mesma que existe entre um médico e um hospital, quer dizer, um hospital é o espaço em que médicos, profissionais formados e licenciados para o exercício da medicina, atendem pacientes, que são pessoas. Uma imobiliária é só um espaço em que corretores de imóveis, profissionais formados e licenciados para o exercício da intermediação mobiliária, atendem clientes, que são pessoas.
Assim como o médico e outros profissionais liberais, o corretor de imóveis também pode trabalhar de forma autônoma, sem nenhum prejuízo em relação ao atendimento realizado por meio da imobiliária. que é uma empresa que emprega um ou mais corretores de imóveis. Isso significa que um corretor de imóveis pode trabalhar de forma independente e, portanto, ter mais flexibilidade e controle sobre o seu tempo e a qualidade das negociações com clientes. Ele pode atender a uma ampla gama de necessidades e preferências dos clientes, sem ser limitado por políticas e procedimentos, muitas vezes engessados das imobiliárias.
As imobiliárias, porém, oferecem um conjunto de recursos e serviços que um corretor individual normalmente não pode igualar. Isso inclui uma equipe de corretores de imóveis e outros profissionais, como advogados e contadores, que podem ajudar na negociação e fechamento do negócio. As imobiliárias também podem oferecer maior alcance de marketing e publicidade, o que pode resultar em mais exposição para o imóvel do cliente e, portanto, mais chances de venda. As imobiliárias, todavia, podem ter políticas rígidas e taxas mais altas, o que pode limitar a capacidade dos corretores de imóveis de trabalhar de maneira assertiva. Muitas alimentam, também, a impessoalidade igual à dos bancos.
Ambas opções têm prós e contras. A escolha entre um corretor de imóveis ou uma imobiliária depende das necessidades e preferências do cliente. Se o cliente valoriza a flexibilidade e tem interesse na compra/venda, o corretor de imóveis pode ser a melhor opção. Mas se o cliente está procurando uma equipe de profissionais especializados para alugar um imóvel, uma imobiliária pode ser a escolha certa.
É preciso dizer que a profissão que existe é a de corretor de imóveis, e não a de imobiliarista. Uma imobiliária deve contratar um corretor porque ele é profissional registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Um corretor pode trazer, também, uma série de benefícios para a empresa, tais como conhecimento do mercado, habilidades de negociação, capacidade de gerir a carteira de clientes e de realizar as transações.
Um corretor também pode trazer mais credibilidade e confiança para a imobiliária, já que é um profissional regulamentado e possui um Código de Ética a seguir. Isso pode ser um fator importante para os clientes que buscam uma empresa confiável e com boa reputação.
O ocorretor pode ajudar ainda a aumentar as vendas e os lucros da imobiliária. Com seu conhecimento do mercado, ele pode identificar oportunidades e ajudar a fechar negociações com sucesso. Ele também pode oferecer aos clientes um atendimento personalizado e eficiente, o que pode gerar indicações e vendas.
O corretor de imóveis pode trazer inovação e criatividade para a imobiliária, ajudando-a a se destacar no mercado. Com suas habilidades de comunicação, marketing e vendas, ele pode contribuir, portanto, para a criação de estratégias mais eficazes e para o desenvolvimento de novos serviços e produtos.
A contratação de um corretor de imóveis, fora a exigência legal de constar no contrato social, pode trazer diversos benefícios para a imobiliária, desde o aumento das vendas e lucros até a melhoria da reputação e credibilidade da empresa. Por isso, é uma decisão estratégica que deve ser considerada por todas as imobiliárias que desejam ter sucesso no mercado imobiliário.
Existem algumas condições que impedem uma pessoa de se tornar um corretor de imóveis. As principais são:
Menores de idade: É necessário ter pelo menos 18 anos para obter a licença de corretor de imóveis.
Pessoas com antecedentes criminais: Condenações por crimes como furto, roubo, tráfico de drogas e outros podem impedir que uma pessoa obtenha a licença de corretor de imóveis.
Quem não concluiu o ensino médio: É necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente para obter a licença de corretor de imóveis.
Pessoas que não possuem capacitação técnica: É necessário ter um curso de formação técnica em transações imobiliárias (TTI) ou ser graduado em cursos relacionados para obter a licença de corretor de imóveis.
Quem não possui registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis: O registro no CRECI é obrigatório para atuar como corretor de imóveis.
Para se tornar um corretor de imóveis, é necessário cumprir uma série de requisitos, como ter idade mínima, formação técnica, registro no CRECI, além de não ter antecedentes criminais. O objetivo dessas exigências é garantir a qualidade dos serviços prestados pelos corretores de imóveis e proteger os clientes no mercado imobiliário.
Rua Cândido Amaro Damásio – Jd. Cidade de Florianópolis
CEP 88.111-110 – São José – Santa Catarina
48 99633-4676
contato@gilmarbarcellod.com.br
CRECI 11.018
CNAI 2.172